Pages

10 de maio de 2022

Pesquisadora, o que é Sexualidade?










[10 imagens sobre Sexualidade]

 

Pesquisadora, o que é Sexualidade?

 

Sexualidade é a dimensão inseparável do ser humano. Logo, “somos todos seres sexuados no mundo, em permanente processo de Educação, inclusive de Educação Sexual” (MELO; et al, 2011,p.20).

 

"A sexualidade é entendida como algo inerente, que se manifesta desde o momento do nascimento até a morte, de formas diferentes a cada etapa do desenvolvimento’’.

 

‘’Além disso, sendo a sexualidade construída ao longo da vida, encontra-se necessariamente marcada pela história, cultura, ciência, assim como pelos afetos e sentimentos, expressando-se então com singularidade em cada sujeito. Indissociavelmente ligado a valores, o estudo da sexualidade reúne contribuições de diversas áreas, como Antropologia, História, Economia, Sociologia, Biologia, Medicina, Psicologia e outras mais’’.

 

‘’Se, por um lado, sexo é expressão biológica que define um conjunto de características anatômicas e funcionais (genitais e extragenitais), a sexualidade é, de forma bem mais ampla, expressão cultural. Cada sociedade cria conjuntos de regras que constituem parâmetros fundamentais para o comportamento sexual de cada indivíduo” (BRASIL, 1998, p.81).

 

Então, Sexo e Sexualidade não são a mesma coisa?

 

Não! Vou explicar mais:

 

 Sexualidade é a dimensão humana, presente durante toda a nossa Vida, assim é impossível separar a Sexualidade da nossa existência, das nossas relações e de nossos modos de viver (engloba sentimentos, sensualidade, prazer, erotismo, identidade, direitos e deveres, sexo) envolvendo, assim, o Ser em sua Inteireza.

Já o Sexo está relacionado à nossa expressão biológica, nossos órgãos sexuais e as relações sexuais.

 

"Atualmente, conceitua-se e considera-se a Sexualidade sob diversos âmbitos:

* Nosso sexo biológico,

* O gênero com o qual nos identificamos (identidade de gênero),

* Por quem sentimos afeto e/ou atração (orientação sexual) e

* Como nos expressamos na sociedade ao agir ou nos vestir, por exemplo

(expressão ou papel de gênero)".

 

"Essas pontuações são ricas quando as olhamos como possibilidades de conhecimento, reconhecimento e luta pelas diversidades de Ser. Entretanto, ainda muito se rotulam e se enquadram “em gavetas” as diversas vivências humanas, expressas numa visão de dualismo redutor" (WARKEN, 2018, p.51).

 

Como Pesquisadora de Meio Ambiente e Sexualidade, há mais de 8 anos, pauto-me no entendimento de ser humano, sempre sexuado, em sua Inteireza, tendo a Diversidade como riqueza humana!

 

Fonte: WARKEN, Aline Diniz. Estudo exploratório sobre Meio Ambiente, Sexualidade e suas interfaces à luz do pensamento paulofreireano. Dissertação de Mestrado. UDESC – FAED – PPGE, Fpolis, 170p., 2018.

 

Este conteúdo lhe foi agregador?

 

Que tal curtir?

 

Comente a sua opinião! 💬

 

Envie para as/os amigas/os! 🚀

 

Salve para ver depois! 📌

 

Doutoranda Mestra Aline Diniz Warken, Pesquisadora de Meio Ambiente e Sexualidade @alinediwa

 

#sexualidade #educacaosexual #educacao #educação #inteireza #meioambienteesexualidade #educacaoambientalsexual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecida pelo seu comentário em Mundo Bicho Grilo!