Pages

10 de janeiro de 2011

Equlíbrio entre Corpo, Mente & Alma

por Márcia Fernandes em http://www.marciafernandes.com.br/blog/?p=927

Vejo um monte de gente sarada por aí, que cuida do corpo de forma exemplar. Mas será que essas pessoas também cuidam da mente e da alma?

Além de cuidarmos do nosso corpo e da nossa mente, devemos cuidar da nossa alma. A espiritualidade também é fundamental para o nosso verdadeiro equilíbrio, independente da crença ou religião que seguimos.

Saiba que a espiritualidade é tão importante quanto nossa alimentação diária. O corpo humano sem alimento se torna frágil, doente e sem vida. O mesmo acontece com a nossa espiritualidade. Se não a desenvolvermos, certamente o desequilíbrio baterá em nossa porta sem nos pedir a devida licença. Aí, a sua vida “virará do avesso” e nada dará certo.

Mas afinal o que é tornar-se um ser humano completo para a conquista de seu próprio equilíbrio?

Tornar-se um ser humano completo não significa dominar conhecimentos, praticar muitos exercícios físicos, curtir a vida exageradamente, dormir demais ou aceitar tudo o que vem pela frente. Aí você está totalmente desequilibrado com a sua própria alma, já é uma autosabotagem com a sua saúde.

Um ser humano completo é aquele que vive em harmonia, em plenitude consigo mesmo e com o exterior. É o cara que se mantém conectado diariamente com os três fatores importantes de sua vida: corpo, mente e alma.

Se compararmos tudo isso a um carro, por exemplo, chegaremos na seguinte conclusão: para que um carro funcione bem, é imprescindível que a bateria dele esteja carregada. Caso não, o carro fica parado, sem sinal de vida ao ligá-lo. A mesma situação vale para o nosso ser completo e pleno. É necessário que você carregue sempre a sua bateria de viver em harmonia consigo mesmo e com o exterior diariamente.

E para que isso ocorra, toda a evolução requer uma mudança de hábitos. É necessário que tenhamos coragem e iniciativa para efetivarmos plenamente esses hábitos em nossa vida. Como fazer isso? Vou ajudá-lo.

Seguem algumas dicas para você conquistar o verdadeiro equilíbrio e melhorar a sua qualidade de vida. São elas:

- Administre melhor as suas atividades diariamente. Inicie o seu dia escolhendo as atividades mais importantes a fazer. Não queira fazer tudo de uma vez sem uma sequência, uma ordem. Crie o hábito de administrar os seus planos de forma consciente e equilibrada.

- Planeje a sua vida profissional e pessoal com o mesmo empenho. Você tem prioridades no trabalho, mas não deixe a sua vida pessoal no caos e também não se esqueça da sua família.

- Tenha controle de seus gastos para evitar dores de cabeça. Administre bem o seu cartão de crédito, sua lista de compras, seus recibos de despesas. Pense com carinho antes de agir, só assim você conquistará a harmonia em sua vida.

- Tenha sempre um plano B em sua vida. Caso o plano A não esteja caminhando conforme deveria, você saca o plano B e recuperará o controle de alguma situação desagradável, assim você administrará melhor os imprevistos que teimam ocorrer em sua vida.

- Seja uma pessoa organizada. Mantenha a sua casa e seu ambiente de trabalho organizado, limpo e que sejam agradáveis para você. Assuma o seu jeito de ser com responsabilidade, comprometimento e equilíbrio.

- Sempre que puder, pratique exercícios físicos. Pode ser aquela simples caminhada três vezes por semana no período de meia hora. As pesquisas recentes indicam que fazer exercícios regulares aumenta a nossa expectativa de vida em três anos e fortalece o nosso bem-estar.

- Analise e avalie tudo o que você come. Não coma besteiras e alimentos ricos em gorduras e acidez. Saiba que os alimentos são a nossa fonte de energia essencial para todas as outras atividades.

- Durma bem diariamente. Cada pessoa apresenta o seu ritmo. O importante é sentir-se bem e descansado.

- Planeje o ano que se iniciará. Não deixe para depois o que você pode fazer hoje. Liste as metas que você gostaria de conquistar nesse período de 12 meses que virá pela frente. Elimine ou acrescente tudo o que você deseja para 2011 e trabalhe arduamente por isso.

- O segredo é ser feliz! Ao final de cada dia, tenha um momento para olhar com carinho para você mesmo, separe um tempinho mágico para meditar, refletir sobre o dia ou fazer algo bem prazeroso que aqueça o seu coração.

Todas essas dicas não funcionam sozinhas se não aliarmos ao mundo das informações. O ser humano necessita de atividades inteligentes o tempo todo, então, leia sempre bons livros, estude e se desenvolva intelectualmente. A qualidade de vida deve ser a primeira de suas metas e tente acompanhá-las constantemente, só assim você será um ser completo, pleno e equilibrado. Afinal, o que leva dessa vida é só a vida que se leva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no Mundo Bicho Grilo!
Acione o botão "Notifique-me" para você receber a mensagem com a minha resposta!