Pages

21 de setembro de 2010

21 de setembro - Dia da Árvore


No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro prenuncia a chegada da primavera, no dia 23, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.

No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Os índios também utilizavam este período para iniciar a época de plantio, organizando-se pelo calendário lunar.

Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, em 24 de fevereiro de 1965, formalizou-se o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.


Curiosidades

Os maiores e mais longevos seres vivos da Terra são árvores.

Milhões de hectares e bilhões de árvores terão de ser plantados para estabilizar os recursos hídricos e do solo e para atender a demanda por lenha.

Para recuperar a perda de árvores durante a década passada, devemos plantar 130 milhões de hectares (ou 1,3 milhão de km²), uma área equivalente ao Peru.

Para cobrir 130 milhões de hectares, seria preciso plantar 14 bilhões de árvores por ano ao longo de 10 anos consecutivos. Isso demandaria a cada pessoa plantar e cuidar de pelo menos duas mudas por ano.

É necessário reabilitar dezenas de milhões de hectares de terra degradada e reflorestar a Terra para restaurar e manter a produtividade do solo e os recursos hídricos.

A expansão da cobertura arbórea de terras desmatadas reduz a pressão sobre as florestas primárias remanescentes, ajudando a preservar habitats e conservar a diversidade biológica da Terra.

Fonte com mais informações: http://www.diadaarvore.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no Mundo Bicho Grilo!
Acione o botão "Notifique-me" para você receber a mensagem com a minha resposta!