Pages

13 de maio de 2010

Chakras e seus pontos energéticos

A palavra Chakra significa roda de luz. Os chakras são pontos de energia do nosso corpo que captam, armazenam e distribuem a energia vital para nutrir nossos órgãos. Há sete pontos principais alinhados pelo nosso corpo, como fosse uma rota energética.
Nosso corpo tem uma ligação com o mundo astral. É através do desequilíbrio da energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação. É comum ver pessoas que acabam somatizando e transformando energias negativas em doenças físicas.
Os chakras quando ativados fazem fluir a energia vital nos trazendo positividade. Os sete pontos têm um local específico, uma função, uma cor e um elemento da Natureza.



1.Muladhara
Localização: Base da Espinha
Cor: Vermelho
Elemento: Terra
Funções: Traz vitalidade para o corpo físico.Se relaciona com a terra através da sola dos pés.
Os anseios materiais, a busca de prazeres físicos estão diretamente ligados à esse chackra.
Positividade: Simpatia, vontade de viver, coragem, força do corpo, trabalho, paixões, magnetismo amoroso, sexual e vitalidade, além da forte ligação com o pai.
Negatividade:Raiva, violência, materialismo, descontrole sexual e irritação.
Desarmonias físicas: Dores nos músculos e tendões, rins, ossos, reto, dores de artrite e nervo ciático.

2.Suadhisthana
Localização: Abaixo do umbigo
Cor: Laranja
Elemento: Água
Funções: Força e vitalidade física.Faz parte da reprodução e à eliminação de resíduos energéticos nocivos, acolhimento das emoções, o magnetismo e a sensibilidade, além da forte ligação com a mãe.
Positividade: Assimilação de novas ideias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância, segurança.
Negatividade: Confusão, Ciúme, Impotência, Atitudes de competição, manipulação, insegurança, isolamento social e negação de prazeres, além da inflexibilidade e indiferença.
Desarmonias físicas: Os órgão que estão diretamente ligados à esse chackra são os ovários, útero, próstata e seios, e quando atingidos, podem causar infertilidade. O intestino também faz parte dessa região, portanto problemas com diverticulite, colite e apendicite são causados por desequilíbrios do chakra. Problemas da bexiga e Problemas Sexuais.

3.Manipura
Localização: região do estômago (plexo solar)
Cor: Amarelo.
Elemento: Fogo.
Funções: Digestão, emoções e metabolismo. É responsável pela limpeza e distribuição das energias que vão abastecer o corpo físico, além de eliminar as más energias. As drogas influenciam nas desordens desse chackra.
Positividade:Auto controle, Autoridade, Energia, Humor, Poder pessoal e Transformação. Aceitação, cooperação, limitação, além da defesa, satisfação com a vida, alegria e a ligação com os filhos.
Negatividade: Medo, Ódio, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional. Orgulho, inveja, má vontade, submissão, rejeição ou simplesmente não saber dizer não.
Desarmonias físicas: os órgãos relacionados são fígado, rins, baço, pâncreas, úlceras estomacal e duodenal, gastrite e má digestão. Possibilidade de doenças crônicas.

4.Anahata
Localização: Coração
Cor: Verde
Elemento: Ar
Funções: Energiza o sangue e o corpo físico. Compreender a mensagem amorosa de luz divina e encontrar o propósito da vida. Com isso, pode-se criar uma grande capacidade curativa.
Positividade: Amor incondicional e altruísta, Compaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz.
Negatividade: Desequilíbrio, Instabilidade emocional. Ódio, intolerância, preconceito, preguiça, egoísmo, solidão, vingança e falta de metas
Desarmonias físicas: Os pontos mais sensíveis à esse chackra são os pulmões, coração, braços, mãos, costelas, ombros e peito.

5.Visuddha
Localização: Na garganta
Cor: Azul
Elemento: Éter
Funções: Som, vibração, comunicação. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz.
Positividade: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz. Força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Assimilação de energias protetoras.
Negatividade: Depressão, Ignorância e Problemas na comunicação.
Desarmonias físicas: Fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais. A garganta e ouvidos devem ser preservados para evitar resfriados e alergias constantes, doenças na língua, nas cordas vocais, tireóide e boca.

6.Ajna
Localização: Na testa, entre as sobrancelhas (terceiro olho)
Cor: Azul índigo
Elemento: Luz
Funções: Revitaliza o sistema nervoso e a visão. Ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil.
Positividade: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria. Poder da meditação Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Pode ser fortalecido com atividades mentais, como boas leituras e estudos. Inteligência e atenção, além de motivar para o trabalho, achar soluções, aguçar a mediunidade e provocar sonhos reveladores, capacidade de sintonia, entendimento através da energia mental e clareza dos pensamentos.
Negatividade: Desilusões, idéias fixas e fantasias negativas, Falta de concentração, Medo, Pesadelos e Tensão. Resistir às mudanças, tentar mudar o mundo, fugir da espiritualidade e perder o ideal fragilizam essa área mental
Desarmonias físicas: Dores de cabeça. Desequilíbrios nos olhos, nariz, intensificando problemas como sinusite, aumento repentino de miopia, disfunções neurológicas, tumores cerebrais e nódulos.

7.Sahashara
Localização: No topo da cabeça, bem no centro
Cor: Violeta
Elemento: Todos os elementos
Funções: Revitaliza o cérebro. É representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. É ele que distribui as energias para os outros chackras, e por meio dele que fazemos a ligação com o plano espiritual, pois está em contato direto com os mestres e anjos do céu. As vibrações causadas por nossas orações passam por ele, que faz a ligação com o Ser Supremo. Através dele recebemos a luz divina.
Positividade: Percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito. Fortalecimento da alma, fé, consciência e poder espiritual, além da proximidade com a luz divina e usos dos dons espirituais com alegria.
Negatividade: Alienação, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração.O desligamento com Deus causa desordens nesse chackra, assim como o excesso de práticas espirituais, acumulando vibrações.
Desarmonias físicas: sistema imunológico, nervoso, fragilidade nos ossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no Mundo Bicho Grilo!
Acione o botão "Notifique-me" para você receber a mensagem com a minha resposta!